Situando a questão: Arquitetura/ Urbanismo/ Habitação
Durante uma viajem de ónibus coletivo, fico pensando, se existem tantos urbanistas, arquitetos, sociólogos, técnicos do planejamento, porque não organizaram essa cidade? Porque ela cresceu tão desordenada?
Durante o curso de Arquitetura essa dúvida foi sendo esclarecida, mas ainda restam muitos pontos obscuros. Muito bem, a cidade foi implantada pelos portugueses, a partir de um plano, onde situou-se a base da cidade antiga, lá o Centro (que já não é mais tão centro... mas isso é outra história), então muitas chuvas depois, a cidade foi crescendo além-muros e ocupando mais território, digamos que adaptando ao relevo. Mas vamos ao que interessa, num certo momento houve uma explosão demográfica, devido a migração de pessoas do interior vindo a capital em busca dos empregos gerados pela industrialização e pela escassez no campo. Então é nesse momento que a cidade não consegue mais suportar as ocupações, onde a infraestrutura não chegou, as moradias proletárias chegaram e se multiplicaram, gerando então os problemas que acompanhamos até hoje.
Então houve sim alguns planos urbanísticos, como do Epucs e outros, mas não acompanharam a velocidade que a cidade crescia. Uma onda de invasões tomou a cidade, e também os loteamentos clandestinos, isso durou alguns anos. Onde quero chegar é que isso continuou ocorrendo, como prática aceitável, onde não havia politica habitacional que atendesse a demanda por habitação. Então as áreas verde, fundo de vales, beira de estrada, encostas, rios e lagos, etc... foram sendo invadidos pela população que não tinha acesso a moradia devido aos seus baixos salários. Em contrapartida, os poderes públicos vinham depois tentando sanear as áreas invadidas, implantando uma infraestrutura mínima, ou muitas vezes nem isso, como podemos ver ainda hoje áreas antigas da cidade que não dispõe de rede de esgoto, drenagem, entre outras coisas, adequadas ao uso e a demanda da crescente população.
Agora vivemos em meio a gambiarras, improvisos, gatos de água, energia, Internet, TV por assinatura e muito mais.
Eis ai a nossa Salvador, e viva o engarrafamento! Pois para que serve planejamento, estudo de impacto do empreendimento, analise previa, tudo isso é bobagem. Vamos construir, a cidade precisa se desenvolver! Façamos mais torres! Mais supermercados! Mais shoppings! Pra que habitação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário